O primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste está sendo desenvolvido pela Neoenergia e será a maior do Brasil quando for concluída no final do primeiro semestre de 2021. Ligará as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL ), Recife (PE) e João Pessoa (PB). O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra os planos da empresa de Investir no estímulo ao uso de veículos elétricos e na descarbonização da economia. O projeto terá mais de 1.100 quilômetros de extensão e contará com uma estrutura que contará com 18 postos de abastecimento ao longo das rodovias que ligam os estados e em áreas urbanas.
A primeira fase começou este mês em Salvador e inclui avaliação do desempenho dos carros elétricos nas vias urbanas com propostas de abertura de eletrostações ao público. Experimentalmente, são seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos de Salvador. Esse período inicial é fundamental para avaliar a autonomia dos carros, o desempenho nas situações do dia a dia e a definição de ajustes e melhorias. As demais eletrostações serão entregues gradativamente no final do primeiro semestre de 2021. Depois de concluído, o Corredor Verde deverá abranger seis dos nove estados nordestinos, passando por 70 municípios e ajudando milhares de pessoas a aderirem à mobilidade elétrica de uma forma mais sustentável caminho.
No total, o Corredor Verde terá 18 pontos de recarga. Desse número, 12 serão ao longo das estradas que ligam as seis capitais no formato SuperChargers, permitindo um carregamento rápido – cerca de 30 minutos – e dois veículos sendo carregados ao mesmo tempo. As demais eletrostações serão do tipo Wallbox, de porte médio e serão instaladas em áreas urbanas e shopping centers, com capacidade para um veículo de cada vez.
“Este é um desafio importante para a Neoenergia, pois iremos desenvolver um modelo de negócio para a viabilização e funcionalidade do Corredor Verde. Reconhecemos a importância de garantir o desenvolvimento sustentável através de medidas de combate às alterações climáticas e do investimento na mobilidade elétrica. Afinal, a utilização de carros elétricos reduz a emissão de gases com efeito de estufa, contribuindo para a descarbonização do planeta. Estudamos também a associação de postos de carregamento à energia solar, uma importante fonte renovável e não poluente ”, afirma José Brito, Diretor Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia.
Além do benefício ambiental, o carro elétrico apresenta outras vantagens, como eficiência. O veículo elétrico percorre 100 quilômetros por um valor menor em comparação com outros combustíveis. Evita a poluição sonora, por não emitir sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico tem menos peças e ocupa menos espaço no carro. Todos esses fatores combinados ajudam a estimular a consciência ecológica e a investir em iniciativas “verdes”.
INOVAÇÃO EM ANDAMENTO
O projeto de P&D também inclui a criação de um software que irá colaborar para a gestão e utilização do Corredor Verde. Os motoristas poderão acessar um aplicativo no qual apresentarão informações sobre a reserva do veículo, a localização das estações e o pagamento. O sistema de gerenciamento de eletroestações terá dados das estações de carregamento e definição de taxas dinâmicas.
Além disso, a empresa está operando com um laboratório de experimentação criado para analisar cenários de qualquer carga que possa ser cobrada aos usuários dos veículos em uma possível abertura de eletrostações ao público em geral. “Nosso objetivo é viabilizar comercialmente o Corredor Verde, então nosso projeto engloba modelos de negócios que atendam a isso e promovam iniciativas sustentáveis para todos”, afirma Brito.
MOBILIDADE ELÉTRICA
Em março de 2020, a Neoenergia passou a contar com frota própria de veículos elétricos para uso nas atividades administrativas. Com isso, a empresa passou a fornecer carregadores elétricos em todas as bases regionais e administrativas da empresa, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os projetos de mobilidade elétrica desenvolvidos pela empresa incluem também o investimento em um caminhão totalmente elétrico para utilização em serviços de manutenção da rede de distribuição, além da ampliação do sistema de postos elétricos que funcionam com energia solar, atualmente existente em Fernando de Noronha. , a fim de garantir a fonte renovável de energia para recarga de automóveis e a qualificação de mão de obra local para manutenção de veículos elétricos.
As ações da Neoenergia estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. Assim, busca desenvolver projetos e ações que contribuam para a qualidade de vida no planeta. Entre os SDDs, a empresa tem foco especial no número 7, que tem como foco energia limpa e acessível para todos, e o SDM 13, que busca tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos.