Com a esperança crescente de que o refluxo parcial do Ever Given signifique que o Canal de Suez será reaberto em breve, os analistas de navegação alertaram que levará tempo – talvez dias – para as centenas de navios que agora aguardam pela passagem continuarem suas viagens.
Analistas de navegação estimam que o congestionamento colossal está segurando quase US $ 10 bilhões em transações diárias.
“Todo o comércio varejista global se move em contêineres, ou 90% deles”, disse Alan Murphy, o fundador da Sea-Intelligence, uma empresa de análise e dados marítimos. “Dê o nome de qualquer marca e eles ficarão presos em uma dessas embarcações.”
O governo sírio disse no fim de semana que vai começar a racionar o uso de combustível depois que o fechamento do Canal de Suez atrasou a entrega de um carregamento crítico de petróleo para o país dilacerado pela guerra.
E no Líbano, que nos últimos meses tem sofrido blecautes em meio a uma crise econômica e política, a mídia local está relatando que o abastecimento instável de combustível do país corre o risco de mais interrupções se o bloqueio continuar.
Com o acúmulo de navios agora preso fora do canal crescendo para mais de 300 no domingo , a ameaça aos suprimentos de petróleo nesses dois países foi uma indicação inicial de quão rapidamente a interrupção do funcionamento regular do comércio global poderia se espalhar para fora e causar o mundo real dor.
Praticamente todos os navios de contêineres que fazem a jornada das fábricas na Ásia aos mercados consumidores na Europa passam pelo canal. O mesmo acontece com os petroleiros carregados de petróleo e gás natural.
O fechamento do canal está afetando até 15 por cento da capacidade mundial de transporte de contêineres, de acordo com a Moody’s Investor Service, levando a atrasos em portos ao redor do mundo. Navios-tanque carregando 9,8 milhões de barris de petróleo, cerca de um décimo do consumo global de um dia, estão agora esperando para entrar no canal, estima a Kpler, uma empresa que rastreia o transporte de petróleo.
O Ministério do Petróleo e Recursos Minerais da Síria disse que o bloqueio do canal “prejudicou o fornecimento de petróleo para a Síria e atrasou a chegada de um petroleiro que transportava petróleo e derivados para a Síria”.
O racionamento era necessário, disse o ministério em um comunicado , “para garantir o fornecimento contínuo de serviços básicos aos sírios, como padarias, hospitais, estações de água, centros de comunicação e outras instituições vitais”.
Os operadores do Ever Given disseram que o navio encalhou por causa dos fortes ventos de uma tempestade de areia. Embora os especialistas em navegação afirmem que o vento pode ter sido um fator, eles também sugeriram que o erro humano pode ter entrado em jogo.
Autoridades egípcias ofereceram uma avaliação semelhante em uma entrevista coletiva no sábado.
“Um incidente significativo como este geralmente é o resultado de muitos motivos: o clima foi um dos motivos, mas talvez tenha havido um erro técnico ou um erro humano”, disse o tenente-general Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez do Egito.
Os operadores do navio disseram esta semana que seus contêineres empilhados funcionaram essencialmente como uma vela gigante em meio à tempestade de areia.
Mas os moradores da vizinha Manshiyet Rugola notaram que outros navios do mesmo comboio passaram pelo canal sem incidentes. Assim como os navios anteriores em tempestades anteriores, eles apontaram.
“Já vimos ventos piores”, disse Ahmad al-Sayed, 19, um segurança, “mas nada parecido com isso aconteceu antes”.
Especialistas em transporte marítimo fizeram a mesma pergunta.
“Estou muito questionando, por que foi o único que encalhou?” disse o capitão Paul Foran, um consultor marítimo que trabalhou em outras operações de salvamento. “Mas eles podem falar sobre tudo isso mais tarde. Agora, eles só precisam tirar aquela besta do canal. ”
O general Rabie disse que os capitães dos navios são solicitados a manter qualquer material que possa ser necessário para uma investigação. Ele observou que 12 navios rumo ao norte passaram pelo canal antes do Ever Given naquele dia, e outros 30 navios viajaram na direção oposta.
No ano passado, disse o general Rabie, 18.840 navios cruzaram o canal sem nenhum acidente.